terça-feira, 15 de junho de 2010

Copa do Mundo

Basta olhar através da janela e percebo que o brasileiro é um povo cheio de sonhos, carente de conquistas. Lentamente, todos, com suas caras pintadas e camisas em verde-amarelo, vão descendo a rua em busca de uma vitória, soprando suas cornetas, como se avisassem aos rivais que estão a caminho, cheios de garra. A cidade está movimentada como nunca, mas logo, em apenas meia hora, tudo irá parar por exatos noventa minutos, como se estivesse congelado no tempo. Todos os olhares estarão voltados para as telas de TV. Desconhecidos torcerão juntos. E, em algum momento, todos esperam romper o silêncio em uníssono, gritando "Gooooooool".
***
GOL... palavra tão pequena que traduz os desejos e expectativas de um povo sonhador. Um povo que, a cada quatro anos, une-se para renovar sua esperança. Para mim, copa do mundo já foi motivo de festa, alegria e comemoração. hoje, entendo que cada jogador é apenas um funcionário desta grande empresa chamada Brasil. E como tal, deveriam competentemente assumir suas tarefas e realizá-las com todo o sucesso possível. Assim como eu realizo minhas tarefas para sobreviver do meu salário. Assim como os milhões de brasileiros que batem seus pontos e cumprem duras horas de trabalho duro e, por vezes desumano, para o sustento próprio e dos seus. O que lhes aconteceria se descumprissem suas partes em seus contratos de trabalho, nas organizações?
***
Assim vejo os jogadores, como meras partes de uma organização. Porém, eles são idolatrados por esses que ainda precisam que o sonho se verta em uma doce e desejada realidade: a conquista, a vitória. E assim, descumprem seus contratos. Passam em nossas caras seus salários milhonários, seus luxos tão desnecessários para um país ainda carente, a soberba, a luxúria, o desrespeito ao seu torcedor e a esta organização falida chamada Brasil. Mas, em respeito ao sonho alheio, eu me calo. Para ouvir o grito de 'Gol', e para assistir a comemoração, a felicidade momentânea. E logo depois, perceber que tudo voltará ao normal...e sonho ceder lugar à rotina.
***
Boa sorte, Brasil. Não apenas no futebol. Mas, na luta constante pela alfabetização, pelo fim da fome, da miséria, da corrupção. Pela solução da seca. Pelo fim do desmatamento. Da escravidão infantil. Da violência da mulher. Do preconceito racial, sexual, religioso. Estamos todos torcendo por você, por essas vitórias. E desejamos que faça todos esses 'GOLS', sempre.

0 comentários:

 
template by suckmylolly.com flower brushes by gvalkyrie.deviantart.com