Gosto dos Ipês de modo bastante especial... Dos rosados, dos amarelos, dos brancos... Mas, entre todos, tenho uma indescritível preferência pelos roxos! Ipês são frondosos e suas cores trazem alegria a tudo o que está ao seu redor. Quando florescem, a cidade fica mais bonita e as pessoas mais sorridentes... Vejo-os todos os dias quando cruzo a cidade para mais uma jornada de trabalho e eles me acalmam, me fazem ter a certeza de que no fim tudo dará certo, sempre. E acredito neles porque, incrivelmente, apesar de serem árvores que se adaptam melhor ao clima quente, florescem mais lindamente no finalzinho da solidão triste e fria do inverno. Mas, sua florada pode durar até setembro, fazendo de um mero fenômeno natural um dos maiores espetáculos de celebração da vida!
.
E os ipês não são apenas belos, como têm propriedades medicinais também: suas cascas e folhas são usadas para tratamento de eczemas, psoríase, câncer, alergias, disenterias, ferimentos, aftas, úlceras, viroses, queimaduras e picadas de cobra, por conter propriedades antimicrobiana, antitumoral, antiviral, estrogênica e estimulante do sistema imunológico. Talvez por toda a sua riqueza, esta árvore já tenha sido considerada símbolo do país!
.
Sempre que penso em ipês, lembro de um livro de Ganymedes José: 'Quando florescem os Ipês'. O livro tem uma estória meio triste, mas, muito próxima da realidade humana. Fala sobre dificuldades da vida, dor, adolescência, crescimento, amadurecimento, novas descobertas, escolhas e, sobretudo, aprendizado. E isso me faz pensar na minha vida. Eu, que também sou uma flor de setembro, assim como os ipês!
.
E esse post é exatamente sobre isso: sobre a minha felicidade por já estarmos em setembro! Fico contando os dias para chegar meu aniversário. E enquanto ele lentamente se aproxima, faço muitos planos, sonho acordada, traço novas metas, reflito sobre as mudanças, agradeço as vitórias, lamento as perdas, sorrio nostalgicamente das lembranças, choro de saudades, beijo apaixonadamente, tombo exaustivamente, supero a cada dia aquela que já fui para me fazer cada vez melhor para mim e para o mundo...vivo intensamente a dádiva divina de abrir os olhos cada dia. E agradeço sempre! Por todo o aprendizado da minha vida...pela esperada florada do ipê!
São simplesmente lindos...